Importante para produção de grãos, foragem, palhada para cobertura de solo e fenação.
A aveia tem importante papel no sistema de produção, caracterizando-se por ser, em sistemas de rotação de culturas, uma excelente alternativa para o cultivo de inverno. Com a possibilidade de ser inserida conforme a necessidade dos produtores, a aveia é cultivada para grãos, com alta qualidade, tanto para alimentação humana (aveia branca), como para alimentação animal (aveia preta). Além disso, a aveia proporciona cobertura do solo e pode ser utilizada, com alto valor nutritivo, como forrageira. Assim, consideradas culturas de inverno, as aveias são plantas anuais que concentram seu desenvolvimento nos meses mais frios do ano.
A aveia tornou-se, portanto, uma cultura de grande importância para a agropecuária. Suas características gerais a fizeram um produto de grande aproveitamento: dentre elas, pode-se citar a resistência à seca, tolerância ao alumínio, baixa incidência de pragas e doenças, baixo custo da lavoura, boa produção de forragem e grãos. É, ainda, cultivada principalmente para cobertura do solo, para produção de forragem, feno, silagem e grãos que, por sua vez, são utilizados na alimentação de bovinos de corte e leite.
Como as demais espécies cultivadas na segunda safra (milho, milheto e sorgo), as aveias suportam estresse hídrico e cobrem rapidamente o solo, suprimindo o desenvolvimento de plantas indesejáveis. O cultivo da aveia preta reduz a infestação de invasoras, principalmente as de folhas estreitas, diminuindo o custo do controle das mesmas. Portanto, além de influenciar o rendimento de culturas subsequentes, a aveia promove melhoria dos atributos químicos e físicos do solo.
Características Agronômicas:
Consumo de sementes: 55 a 70 kg/ha (linha/lanço).
Época de semeadura: março a junho.
Sementes por metro: 40 a 70.
Espaçamento médio: 20 cm.
Ciclo: 90 a 100 dias.
Resistência à Geada: Alta.
Resistência à seca: média.
Massa Verde Ton/ha: 25
Massa Seca Ton/ha: 4-6.